sexta-feira, 12 de outubro de 2012

sugestões atividades para sala de leitura


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SALA DE LEITURA

1º) Faça uma sessão de história passa-passa, colocando uma musica bem legal,  usando uma sacola contendo vários livros.Quando a música parar, as crianças devem cantar,” Um livro vou tirar para uma história eu contar”, A criança que estiver segurando a sacola escolhe um livro e ler  uma história  em voz alta , e o processo  é repetido.

2º) Leitura de histórias em slides: O professor apresenta a capa do livro/autor/editora/ilustração/quantidade de edição /sigla FNDE/gênero textual.

Intervenções do professor: O professor faz a leitura da história fazendo as intervenções  necessárias tipo: pela ilustração ou pelo título o que eles acham  como vai ser o final da história/ Significados das palavras desconhecidas e o que julgar necessário.

3º)  O professor começa a ler a história  prosseguindo cada aluno ler um parágrafo. (Os alunos devem ficar em círculos).

3º) O professor entrega os livros para os alunos e dentro de um livro está escrito (HOJE VOCÊ É O LEITOR) esta atividade pode se repetir até 03 vezes de ou de acordo com a necessidade.(Nessa atividade os alunos deverão ficar em círculos).

4º) O professor entrega uma ficha com um texto para aluno. Após a leitura o professor recolhe a ficha  dos alunos  e pede para eles fazerem a reescrita de memória do texto.Prosseguindo o professor seleciona 03 ou 04 textos  para os alunos fazerem a leitura.

5º) O professor faz a leitura de um texto, logo em seguida  pede para os alunos fazerem a reescrita de memória. Prosseguindo o professor seleciona 03 ou 04 textos  para os alunos fazerem a leitura.

6º) Xerocar  histórias (BRANCA DE NEVE/CHAPEUZINHO VERMELHO/ RAPUNZEL/ A BELA E A FERA/CINDERELA/ OS TRES PORQUINHOS/JOAO E MARIA/) ou seja de acordo com gênero textual. Recortar os parágrafos  e colar em papel cartão, recortar e embaralhar.Cada grupo será selecionado  de acordo com a quantidades de parágrafos.Eles terão que colocar a história em sequência  e após a montagem  irão ler para os outros grupos.

7º) Escrever uma poesia ou musica, em uma folha de papel 40 quilos. Prosseguindo xeroca a mesma em folha de papel A4 recortando os versos e misturando. Cada grupo deverá montar a poesia ou música na sequência  correta. Logo em seguida o professor fará as intervenções esclarecendo o que é verso, estrofe e outros.

8º) Caixinha de palavras (O  aluno começa uma história  e o professora vai retirando da caixinha de palavras; palavra a qual o aluno deve dar sequencia a história.

9º)  O professor entrega um texto para o aluno. Em seguida dar  uma ficha para ele fazer o resumo do que entendeu do texto.

10º) O professor entrega  a cópia de uma poesia  aos alunos  e motiva a inspiração  dos alunos para criarem  suas próprias poesias. (O professor deve  enfatizar as características do gênero.) Ao final pedir aos  alunos para lerem as suas poesias.

11º) O professor ler uma história com muita rapidez afim de que o aluno vá escrevendo a história da mesma forma em que está conseguindo acompanhar, a propósito o professor não pode repetir. No final todos devem parar de escrever e poderão ler seus textos para toda a turma. Haverá histórias espedaçadas, incompreensíveis e engraçadas provocando humor na turma. Podem-se fazer comparações e escolher quem chegou mais próximo da história real.

12º) O professor separa a turma em grupo e entrega uma folha em branco  para cada aluno   e estimula os alunos a desenharem  de acordo com a sua imaginação,  ao sinal do professor o aluno deve parar de desenhar e passar  a folha  para o outro aluno do grupo até que chegue ao ultimo. Em seguida os alunos deverão  criar uma história baseada nas ilustrações criadas pelo grupo. Ao final os alunos farão a leitura da história. (Os alunos devem ficar em circulo).

13º) O professor  seleciona  uma história  e coloca no CD para os alunos ouvirem, após escutarem, o professor pede para os alunos  fazerem a reescrita da história.

14º)  A palavra que falta!—Distribuir a letra de uma musica não muito conhecida pelos participantes com algumas palavras faltando. Deixar a canção tocar e cada um completa seu texto prestando muita atenção no que vai ouvi.

 15º)A palavra que falta ! – Distribuir uma história não  muito conhecida   pelos participantes com algumas palavras faltando.  O professor vai lendo a história e cada um completa a sua história prestando bem atenção no que a professora está lendo.

16º) A caixa que vira uma história ou 01 saco de lixo escuro (Caixa maluca )(dentro da caixa ou  saco  deve ter objetos variados.) Óculos,peruca,bonecos, panela, lápis,dado, e gravador opcional.

Objetivo  promover criações escritas em grupos; desafiar a rapidez  e a criatividade do aluno na inserção de  elementos novos numa narrativa já iniciada

1.O professor faz um circulo com a caixa no colo, fecha os olhos e retira um objeto.

2. Começa a contar a história, retira um objeto e inclui na narrativa. Ex Era uma  vez (objeto retirado) óculos mágico que colocava palavras na boca das pessoas.

3. Para a história e entrega a caixa para  um  aluno que deve continuar de onde a professora parou, inserindo na história o objeto que tirar da caixa.

4.A história deve acabar no ultimo aluno da roda.

5.Essa atividade deve ser repetida com os alunos para que eles possam desenvolver o raciocínio. A primeira tentativa pode terminar em histórias desconexas, mas com o tempo os alunos passam a ouvir o colega e desenvolver melhor o raciocínio.

O professor não pode deixar a linearidade da história se perder

17º)   Concurso de TRAVA- LÍNGUA

O  professor divide a turma em grupos de 05 alunos  e entrega a  cópia de um trava língua para cada aluno.O grupo vem a frente para fazer a leitura individualmente, saindo um vencedor que será aquele que ler mais rápido assim o concurso continua no final   terá  um campeão. Premiação  chocolate,pirulito  e outros.

 

18º) Dinâmica dos adjetivos

Sentados em circulo o professor pede para um aluno  escolher um colega e dar  um adjetivo  de acordo com a frase  começando pela letra inicial do nome do mesmo.  Exemplo: Eu  amo a Claudia porque ela é carinhosa/

Eu gosto da Amanda porque ela é amiga. e assim a dinâmica continua todos  participam

19º)  O professor divide a turma em duplas, escolhe um texto bem interessante , pede para fazerem a leitura e interpretação.

20º)  RIMAS DE PALAVRAS

  O professor divide a turma  em grupos de 05  alunos  e entrega uma folha de papel para cada grupo.

  O professor determina o tempo (05 minutos) para o grupo escrever  quantas  palavras encontrarem ou seja que rimem com a que o professor  ditar . Exemplo Trabalhar rima com estudar, brincar, pular, dançar, jogar e assim a  brincadeira continua ganha o grupo que conseguir escrever mais palavras,  a atividade pode ser repetida até 05 vezes ou de acordo com aceitação da turma. Obs. O professor deve marcar a pontuação no quadro.

 

Para desenvolver essas atividades o professor deve preparar o ambiente utilizando caixa de som ,microfone e outros   para que as atividades se tornem mais atrativas  e despertem mais interesses nos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AQUARELA

 

NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UM SOL ___________________
E COM CINCO OU SEIS ___________________ É FÁCIL FAZER UM CASTELO.
CORRO O_____________ EM TORNO DA MÃO E ME DOU UMA _______________,
E SE FAÇO CHOVER, COM DOIS RISCOS TENHO UM GUARDA-CHUVA.

SE UM PINGUINHO DE _______________ CAI NUM PEDACINHO AZUL DO PAPEL,
NUM INSTANTE IMAGINO UMA LINDA __________________ A VOAR NO CÉU.
VAI VOANDO, ________________________ A IMENSA CURVA NORTE E SUL,
VOU COM ELA, _________________________, HAVAI, PEQUIM OU ISTAMBUL.
PINTO UM________________ A VELA BRANCO, NAVEGANDO, É TANTO CÉU E MAR NUM BEIJO AZUL.

ENTRE AS _________________ VEM SURGINDO UM LINDO AVIÃO ROSA E GRENÁ.
TUDO EM VOLTA COLORINDO, COM SUAS LUZES A PISCAR.
BASTA IMAGINAR E ELE ESTÁ PARTINDO, SERENO, INDO,
E SE A GENTE QUISER ELE VAI ________________________.

NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UM _____________________ DE PARTIDA
COM ALGUNS BONS ____________________ BEBENDO DE BEM COM A VIDA.
DE UMA AMÉRICA A OUTRA CONSIGO ___________________ NUM SEGUNDO,
GIRO UM SIMPLES COMPASSO E NUM CÍRCULO EU FAÇO O______________________.

UM MENINO CAMINHA E CAMINHANDO CHEGA NO ___________________
E ALI LOGO EM FRENTE, A ESPERAR PELA GENTE, O ______________________ ESTÁ.
E O FUTURO É UMA __________________ QUE TENTAMOS PILOTAR,
NÃO TEM TEMPO NEM PIEDADE, NEM TEM _________________ DE CHEGAR.
SEM PEDIR LICENÇA MUDA NOSSA VIDA, DEPOIS CONVIDA A RIR OU ______________.

NESSA ___________________ NÃO NOS CABE CONHECER OU VER O QUE VIRÁ.
O FIM DELA NINGUÉM SABE BEM AO _________________ ONDE VAI DAR.
VAMOS TODOS NUMA LINDA PASSARELA
DE UMA ___________________ QUE UM DIA, ENFIM, DESCOLORIRÁ.

NUMA _______________QUALQUER EU DESENHO UM SOL AMARELO (QUE ‘DESCOLORIRÁ).
E COM __________________ OU SEIS RETAS É FÁCIL FAZER UM CASTELO (QUE DESCOLORIRÁ).
GIRO UM SIMPLES COMPASSO E NUM CÍRCULO EU FAÇO O MUNDO (QUE DESCOLORIRÁ).


(FONTE: SITE OFICIAL)  TOQUINHO




 

                          Hino da Independência

JÁ PODEIS, DA PÁTRIA ________________,
VER CONTENTE A MÃE _______________;
JÁ ____________ A LIBERDADE
NO ______________DO BRASIL.
JÁ RAIOU A ____________________
NO HORIZONTE DO________________.

BRAVA ___________ BRASILEIRA!
LONGE VÁ... TEMOR ________________:
OU _____________A PÁTRIA LIVRE
OU____________ PELO BRASIL.
OU FICAR A ______________ LIVRE
OU MORRER _________ BRASIL.

OS ___________ QUE NOS FORJAVA
DA___________ ASTUTO ARDIL...
HOUVE MÃO MAIS PODEROSA:
___________DELES O BRASIL.

BRAVA GENTE BRASILEIRA!
LONGE VÁ... TEMOR SERVIL:
OU ___________ A PÁTRIA LIVRE
OU MORRER PELO BRASIL.

NÃO TEMAIS ÍMPIAS ___________________,
QUE APRESENTAM FACE ___________;
VOSSOS __________, VOSSOS BRAÇOS
SÃO ____________ DO BRASIL.

BRAVA GENTE BRASILEIRA!
LONGE VÁ... TEMOR SERVIL:
OU FICAR A PÁTRIA LIVRE
OU____________ PELO BRASIL.

_______________, Ó BRASILEIRO,
JÁ, COM ___________ VARONIL,
DO ______________ ENTRE AS NAÇÕES
____________________ A DO BRASIL.

BRAVA GENTE BRASILEIRA!
LONGE VÁ... TEMOR SERVIL:
OU FICAR A PÁTRIA LIVRE

OU MORRER PELO BRASIL