quarta-feira, 14 de março de 2012

texto reflexivo


EDUCAÇÃO EM VALORES NA FAMILIA  

A família é a primeira escola dos filhos. A Família existe como fonte de vida, de amor e de educação. Um lar deve ser remanso de paz, alegria e entusiasmo para desfrutar a convivência cordial, é uma comunidade viva e vivente.

A melhor educação nasce e se desenvolve no lar. É nele que se aprende a ter interesse pela vida, a confiar em si mesmo, a acreditar que se pode seguir pelos caminhos do sucesso. Os pais têm a possibilidade de mostrar, com sua presença e atenção constante, os caminhos da verdade e do amor, o espírito de trabalho, a ajuda dos demais. Podem estimular os filhos a desenvolverem suas qualidades, a potencializarem a sua auto-estima, sem precisar imitar ninguém ou “procurar pelos desertos da vida aquilo que são e o que possuem dentro de sua própria pessoa”.

Em seu sentido mais profundo, a família é o primeiro núcleo de vida e de amor, mas ao mesmo tempo é a primeira escola do saber, de civismo e de cidadania. É a sociedade criada para educar as próximas gerações.

Por isso é de suma importância a participação da família na vida escolar de seu filho, para juntos trabalharmos em parceria ESCOLA/FAMILIA e tentarmos minimizar as dificuldades de nossas crianças.




EDUCAÇÃO EM VALORES NA ESCOLA

A escola é um espaço social que vem após a experiência familiar. Pode-se dizer que é o primeiro cenário em que a criança aprende a ser  o sujeito da vida social. No fundo educar em valores é educar fundamentos éticos que devem governar a pessoa nessa tripla relação que temos: O eu, os outros e Deus.

A mensagem educativa, hoje, não mais se realiza apenas em uma única direção (professor- aluno); é multidimensional. A criança encontra-se num mundo em transformação, no qual os outros elementos, como a família, a turma do bairro, os amigos e os meios de comunicação social desempenham um papel importantíssimo e proporcionam uma infinidade de informação.

Hoje a escola tem um desafio  fundamental nessa etapa de transformação; deve incrementar a vinculação da ética com a educação, precisa criar um novo estilo no qual a pessoa possa aprender a conviver consigo mesma, a sentir amor, a desenvolver interesse e gosto pela cultura e pela vida..

A escola definitivamente tem como desafio preparar cidadãos críticos e bem informados em condições de compreender e atuar no  mundo em que vive e o grande desafio de  nós educadores é lutar para que isso aconteça  preparando nossas crianças para a vida.         
Autor desconhecido      

Um comentário: