sábado, 16 de março de 2013

MODELO DE MEMORIAL


Memorial
                                                                     

          Sou a sexta filha de uma família de dez irmãos,cinco homens e cinco mulheres  – mesmo vindo de uma familia humilde com poucos recursos financeiros, meu pai  cearense analfabeto só sabia assinar o nome, porém muito compromissado com a familia. Na tentativa de acertar precisou mudar de um vilarejo no interior de Belém veio tentar vida melhor na cidade de Marabá isso no ano de 1974 onde quando chegamos enfrentamos  uma das maiores enchentes já ocorridas no municipio, recordo-me  que  precisamos todos começar a trabalhar muito cedo para ajudar  meu pai nas despesas de casa , mas mesmo com toda essa dificuldade meus  tiveram uma grande preucupação em  me  colocar na escola, também tive a sorte de morar ao lado da casa da Diretora do SESI que muito gostou de mim e conseguiu uma vaga só pra eu ficar em observação, pois já estava no mes de agosto.
Recordo que quando fui a primeira vez a escola tinha 07 anos de idade e ja sabia algumas coisas como por exemplo reconhecer o alfabeto escrever o alfabeto escrever os números de um  até   vinte, pois minha  mãe com apenas a 5ª série tinha a paciencia de me ensinar o que facilitou  o meu  desempenho na escola.
Não recordo-me ter lido qualquer tipo de texto aprendi na base do BA,BE,BI,BO,BU mas  lembro da minha primeira professora com muito orgulho pois ela apesar  de utilizar um método tradicional ela conseguia fazer com eu entendesse e aprendesse. Dentro do processo de leitura  o livro  a qual eu tinha maior acesso era a Cartilha de ABC pois  como eu era de familia muito simples  meus pais não tinham condições de comprar nem caderno imagine livro.
Na atualidade a escola trabalha com diversos  gêneros contos, fábulas, música, parlendas, trava-línguas e outros o que facilita o aprendizado, isso não quer dizer que temos que abandonar tudo do tradicional.Pois bem sabemos que o hábito de ler e escrever vem se desenvolvendo lentamente com  a história e que se faz necessário para o ser humano que vive nesse mundo competitivo e que deve estar acessivel a todos sem distinção de classe social,entendendo também que quem domina essas capacidades acaba por levar vantagem frente a outros que ainda as desenvolveram. Cabe a escola propiciar também momentos de leituras criando salas de leituras  para que  nossas   crianças manejem com eficácia os diversos escritos que circulam na sociedade  tentando combater a discriminação unindo esforço para alfabetizar todas crianças tendo como principal desafio a aquisição e apropriação da leitura e escrita como ferramentas essenciais  no processo ensino e aprendizagem evitando assim o fracasso escolar.


Ana Claudia Miranda de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário