|
Plano de Ação da "Coordenação Pedagógica
Marabá -2013
INTRODUÇÃO:
A ação do
coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e
integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma
dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras
contribuirão para um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves
JUSTIFICATIVA:
A
dinâmica do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e
(re)constrói na escola, solicita do Coordenador Pedagógico que incentive e
promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto
os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que ampliam e
aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e
aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve
ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do coordenador , requer
dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e
conceitos do processo didático.
Propiciando
o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente
desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da
qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de
orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando,
facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto ao corpo administrativo,
docente e discente da escola.
Este
plano é flexível de acordo com as necessidades reais da escola e de toda a clientela
nela atendida
OBJETIVO GERAL:
Promover no ambiente
escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua
prática, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino
aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v
Coordenar
a elaboração, execução e avaliação do
Projeto político pedagógico
v
Promover
e junto com a direção a integração dos professores de diferentes disciplinas e
segmentos, garantindo a interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes
séries e níveis da Educação básica
v
Elaborar
junto com direção e docência um plano de ação coerente e pautado na realidade
da instituição escolar
v
Orientar
e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
v
Identificar
constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes
um melhor atendimento;
v
Visitar
as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar
solucioná-los,realizando reuniões individuais
sempre que houver necessidade.
v
Promover
reuniões bimestrais e extraordinárias para apresentação dos trabalhos
pedagógicos e rendimento dos alunos
v
.Coordenar e realizar a HP com os docentes da escola,
promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de aula e
incentivando troca de experiências entre professores.
v
Promover
e articular momentos com a família e com a comunidade, através de palestras de
sensibilização, datas comemorativas e outros eventos culturais.
v
Orientar
e acompanhar o diagnóstico dos alunos, possibilitando melhor atendimento ao
educando, relatando avanços e dificuldades na aprendizagem.
ATIVIDADES:
v Coordenar as HPs
v Acompanhar plano de aula e caderno de planejamento
dos professores
v Participação nas reuniões administrativas;
v Acompanhar
e motivar ações do PDE
v Sugerir e acompanhar a execução de Projetos
v Acompanhar cronograma de reforço dos alunos com
dificuldade de aprendizagem
v Coordenar e acompanhar a realização de ventos.
v Observar direta ou indiretamente a prática
pedagógica de cada professor
v Acompanhar horário dos professores:
entrada/saída/horário de lanche e faltas
v Organizar horário na falta de professores
v Organizar o cronograma de provas
v Analisar e
orientar a elaboração de provas
v Sugerir
metodologias diferenciadas (filmes, jogos, livros e outros)
v Analisar resultado de diagnóstico
v Participação nas reuniões de Pais e Professores;
v Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em
atividades cívicas e sociais
v Orientação e acompanhamento no preenchimento dos
diários de classe;
METODOLOGIA
DE TRABALHO:
O método
de trabalho é simples, dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as
necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e
fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável:
aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de
organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração
de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
AVALIAÇÃO:
v
A
avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação
pedagógica, orientador pedagógico e o corpo docente, integrados na diagnose dos
problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução
adequada.
v
Esta
avaliação contínua e progressiva será feita através de diagnósticos
v
Análise
do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
v
Observações
diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
v
Visitas,
Conversas, Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
v
Reflexão
e conclusão, Análise dos dados coletados.
PERÍODO DE
EXECUÇÃO
Durante
todo ano letivo de 2013.
CONCLUSÃO:
O alcance
dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o
processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico,
mas também, da colaboração da Direção da Escola, do Orientador Pedagógico do comprometimento e aceitação dos professores, do desempenho dos demais
funcionários do estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do
compromisso dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto o coordenador precisa estar sempre atento
ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando e tendo um
bom relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre
coordenador e professor é essencial para obter-se um bom resultados. Cabe também
ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para superar os
obstáculos e tentar criar estratégias bem formuladas para desenvolver com qualidade o processo de
ensino-aprendizagem.
Cronograma de atividades 2013
AÇÃO
|
OBJETIVO
|
METODOLOGIA
|
JAN
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Semana
de planejamento
Formação Professores
|
Planejar e direcionar as atividades do ano letivo
|
Estudo/Debate/
leitura de textos, vídeos e
outros
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Formação Professores
Hora Pedagógica
|
Formação continuada para os professores e
direcionar as atividades pedagógicas
|
Leituras/ Dinâmicas/ debates e outros
|
|
|
|
|
X
|
|
X
|
|
|
X
|
|
Acompanhamento caderno de planejamento
|
Acompanhar o planejamento dos professores
|
|
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Participação nas reuniões de
pais e professores
|
|
Convite
|
|
|
x
|
|
|
x
|
x
|
|
x
|
|
x
|
Analisar e orientar elaboração
de provas
|
|
|
|
|
x
|
|
x
|
|
x
|
|
|
x
|
|
Analisar e orientar na realização de diagnósticos
|
Acompanhar o Desempenho dos alunos
|
Gráficos
|
X
|
|
x
|
|
|
x
|
|
x
|
x
|
|
x
|
PDE Interativo
|
|
|
|
|
x
|
x
|
|
|
|
|
|
|
|
Acompanhamento e orientação no
preenchimento de diários de classes
|
|
|
|
X
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Conselho de Classe
|
Resolver situações críticas de alunos com baixo desempenho
|
Reunir Equipe pedagógica e alunos
|
|
|
|
|
x
|
|
x
|
|
x
|
|
x
|
Agenda
semanal para o coordenador pedagógico
Dia
|
Atividade
|
Atividades
permanentes
|
Segunda
|
v
Verificação dos cadernos de
planejamento
v
Acompanhamento da professora de
reforço
v
Reunião equipe gestora
|
v
Acolhida
v
Visita nas salas
|
Terça
|
v Verificação
dos diários quanto ao registro dos professores 6º ao 9º ano (Quinzenal)
v Realização
de diagnóstico e acompanhamento dos alunos com dificuldade.
|
v
Acolhida
v
Visita nas salas
|
Quarta
|
v
Acompanhamento dos projetos de
leitura
v
Estudo para formação própria
dentro da área de trabalho.
v
Reunião equipe gestora
v
PROFA
|
v
Acolhida
v
Visita nas salas
v
Aula de reforço
v
Atividade para casa
|
Quinta
|
v
Acompanhamento do professor no
horário de
educação física (manhã)
|
v
Acolhida
v
Visita nas salas
|
Sexta
|
v
Acompanhamento pedagógico no
horário de
educação física (manhã)
v
Planejamento do próprio trabalho
estudo e
preparação para formação dos
professores
|
v
Acolhida
v
Visita nas salas
|
Acompanhar atividades do centenário
de Marabá
Estimular aula de reforço
Equipe de
professores - 2013
Professor
|
Ano
|
Disciplina
|
|
2º ano
|
Ed. Geral
|
|
1º ano do
|
Ed. Geral
|
|
2º ano// 3º ano
|
Ed.Geral
|
|
3º ano
|
Ed.Geral
|
|
4º ano
|
Ed.Geral
|
|
4º ano
|
Ed.Geral
|
|
5º ano
|
Ed.Geral
|
|
5º ano
|
Ed.Geral
|
|
6º/7º/8º ano
|
Português
|
|
6º/7º/8º ano
|
Matemática
|
|
6º/7º/8º ano
|
História/Religião
|
|
6º/7º/8º ano
|
Geografia/Estudos Amazônicos
|
|
6º/7º/8º ano
|
Ciências
|
|
6º/7º/8º ano
|
Inglês/Artes
|
|
6º/7º/8º ano
|
Ed. Fisica
|
|
Todos os anos
|
Sala de Leitura
|
|
Todos os anos
|
Sala de Informática
|
|
|
|
|
|
|
Amei! me ajudou bastante a montar o meu plano de ação...
ResponderExcluirGostei muito da ideia e quero fazer o meu do ano que vem baseado nesse. Posso?
ResponderExcluirTambém quero me embasar no seu... Posso?
ResponderExcluirMuito bom. Blog: professorluizcarlosmelo.blogspot.com
ResponderExcluirMuito bom, inclusive vou pega carona para elabora o meu ,posso?
ResponderExcluirBeleza, bem elaborado.
ResponderExcluirÓtimo!! Utilizei como um dos suportes e modelos para acabar de fechar o meu plano de ação 2014... Parabéns!!
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho. Sucesso!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirgostei vou me baseiar nesse
ResponderExcluir